Inteligências Múltiplas


O que se entende por:


Inteligência teórica e Inteligência prática?
->A inteligência Teórica é a capacidade para compreender e usar símbolos verbais e matemáticos. A inteligência Prática está ligada às destrezas ou habilidades para manipular instrumentos ou máquinas e para solucionar problemas construindo objectos, como acontece nas pessoas conhecidas por "engenhocas".

Factor G e Factor E?
-> Os primeiros psicólogos que se debruçaram sobre os estudo da inteligência consideraram que existia um factor geral de capacidade intelectual, chamado Factor G. Pensava-se que este factor G estava subjacente à realização de todas as tarefas e também aos factores específicos (factor E) que elas implicassem. Por isso, uma pessoa que tivesse um elevado raciocínio lógico-matemático (factor G), teria também de ter uma boa capacidade de fluência verbal, de percepção espacial ou outros componentes específicos da inteligência.


Inteligência fluida e Inteligência cristalizada?
-> A inteligência fluida diz respeito às capacidades de raciocínio, de memória e de processamento de informação. Se nos pedirem para fazermos uma comparação entre dois conceitos, resolvermos um problema ou para agruparmos uma série de letras de acordo com determinado critério, estaremos a utilizar a inteligência fluida. Pelo contrário, a inteligência cristalizada é constituída pela informação, pelas competências e pelas estratégias que as pessoas aprenderam através da experiência e que podem utilizar para resolver problemas.


Analisa a imagem e caracteriza inteligências múltiplas.
-> Há teóricos contemporâneos que concebem a inteligência de forma diferente. Examinando pessoas sobredotadas em determinadas áreas e débeis mentais noutras, o psicólogo H. Gardner (n. 1943) sugere que possuímos inteligências múltiplas, cada uma delas relativamente independente das outras.